sábado, 5 de janeiro de 2013

Cuidados com gatinhos recém nascidos

Quais cuidados devo tomar com gatinhos recém nascidos???

Vamos esclarecer algumas duvidas
Gatinhos recém-nascidos que têm a mãe natural

Deve-se lembrar que um gatinho bebê é um ser muito frágil e por isso precisa de cuidados especiais, se a mãe está junto a preocupação não precisa ser tão grande, pois ela vai cuidar da melhor forma .Claro que é sempre bom analisar se a ninhada está indo bem e manter a mamãe gata bem alimentada e com acesso fácil a água. A maioria das ninhadas cresce rapidamente nas primeiras semanas, mas caso note alguma diferença em relação a uma das crias, entre em contato com seu medico veterinário, ele vai avaliar se há algum problema com o leite, se esta sendo pouco ou de baixa qualidade, o que implica riscos a saúde dos gatinhos. Tenha uma caixinha com a beirada alta para que os gatinhos fiquem dentro e não consigam sair nas primeiras semanas, somente a gata, a comida e água devem ficar fora da caixa para evitar afogamento dos gatinhos.

E quando o gatinho é órfão???

Caso ocorra algum acidente com a gata mãe ou apenas um abandonamento de uma ninhada, não se desespere para cuidar dos gatinhos.No inicio não é fácil e exige bastante dedicação, mas é muito compensatório, para começar mantenha- os aquecidos em uma caixinha, cuide para não sufoca-los.
A ida ao veterinário é urgente e não pode deixar para o dia seguinte: um gatinho pode morrer em menos de 24 horas.Os cuidados levam de 2 a 3 meses, até eles ficarem fortes e se alimentarem sozinhos, devem receber leite  de 3 em 3 horas

Posso dar qualquer tipo de leite para o gatinho??
Não!!! eles necessitam de uma alimentação especial, que o veterinário saberá lhe informar.
A quantidade também deve ser informada por um profissional.

Com quantas semanas posso começar a dar comida para o novo membro da família??
A partir da quarta semana, os gatinhos começam a ganhar os primeiros dentes é nesta altura que é possível começar a introduzir ração para iniciar o processo de transição entre o leite e outro tipo de alimentação.
A fase de mudança do tipo de alimentação deve ser feita gradualmente, com muito cuidado e atenção. Nunca pode ser feita de forma brusca, porque o organismo do gatinho pode não aceitar bem e provocar por exemplo diarreias, que podem ser mortais nesta fase da vida.Cuidado com a quantidade de comida, pois os gatinhos pequenos possuem estômagos pequenos, portanto é essencial que sejam pouco alimentados mas com muita frequência. À medida que eles crescem, as refeições aumentam em quantidade e podem tornar-se menos frequentes.

Em quanto tempo os gatinhos começam a comer sozinhos??
Com 6 a 8 semanas o gatinho come com autonomia. Se for saudável, não tem que ter nenhuma preocupação especial, deve proporcionar-lhe comida de gato adequada, ter sempre disponível água fresca e estar disponível para lhe dar atenção nas brincadeiras e na troca de mimos.



  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário